domingo, 16 de outubro de 2016

Mistérios Gloriosos

Com Maria, ao serviço do Reino
Mistério(s) da Glória
Textos da Regra de Vida SCJ
Pensamentos do Servo de Deus Leão Dehon

Deus, vinde em nosso auxílio.
          R/Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
          R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Aleluia!

 “Maria, Mãe de Jesus, está intimamente associada à vida e à obra redentora de seu Filho. Mãe da Igreja, por sua intercessão materna, está presente junto daqueles que, empenhados numa missão apostólica, trabalham para a regeneração dos homens. Ela é a primeira entre os humildes e pobres do Senhor, que, confiantes, esperam e recebem a salvação de Deus. Pelo seu Ecce ancilla, ela é a perfeita imagem da nossa vida religiosa” (RV 85).
“Maria é a nossa medianeira, sempre unida a Cristo. Deu-nos Jesus, a fonte de todas as graças. É uma amiga para todos aqueles que o seu Filho visita, para todos aqueles por quem o seu filho se interessa: amiga benevolente, amiga que dá um bom conselho, amiga segura e fiel” (L.Dehon, Pensamentos 4 maio).

Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós  porque acreditastes! (bis)
                        Em João recebestes-nos como filhos:
                        Nós vos reconhecemos como nossa mãe e mãe da’Igreja.

1.º Mistério: Unidos à Virgem da Páscoa.
“Cristo rezou pelo advento do Reino, que já está em acção com a sua presença no meio de nós. Pela sua morte e ressurreição, abriu-nos ao dom do Espírito e à liberdade dos filhos de Deus. Ele é para nós o Primeiro e o Último, Aquele que vive. N’Ele foi criado o homem novo, à imagem de Deus, na justiça e na santidade verdadeiras” (RV 11-12).
Pelas mãos de Maria, a Virgem da Páscoa, ofereçamo-nos ao Pai para que Cristo, Alfa e Ómega da Criação, seja reconhecido Senhor e Coração da humanidade e do mundo.
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

2.º Mistério: Contemplando as coisas do alto.
“O mistério da Ascenção parecia pôr termo ao abaixamento amoroso do Filho de Deus. Ele desaparece dos nossos olhares, senta-se à direita do Pai. A Eucaristia continua a sua Incarnação, torna-O mais presente para nós em todos os pontos do espaço, a todo o coração que O ama e deseja a sua visita. O seu Coração está em toda a parte” (L.Dehon, Pensamentos 2 maio).
Pelas mãos de Maria, a contemplativa das realidades eternas, sejamos desapegados das coisas terrenas para saborearmos as coisas do alto. Renovemos o nosso propósito de nos unirmos a Cristo em todas as nossas acções.
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...
Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós porque acreditastes! (bis)
                        Vós perseverastes em oração com os Apóstolos no ceculo,
                        Esperando a vinda do Espírito Santo.

3.º Mistério: Animados pelo Espírito de Vida.
“É assim que entendemos a Reparação: como acolhimento do Espírito, como resposta ao amor de Cristo por nós, comunhão no seu amor ao Pai e cooperação na sua obra redentora no coração do mundo. É aí de facto, que, hoje, Cristo liberta os homens do pecado e restaura a união da humanidade. É também aí que ele nos chama a viver a nossa vocação reparadora, como estímulo do nosso apostolado” (RV 23).
“Depois da Ascensão de Jesus, Maria estava com os Apóstolos como seu guia e seu conselho. O Espírito Santo acabou de a enriquecer com os seus dons no Cenáculo. Irradiava dela como do seu lar sobre os Apóstolos. Por Ela obteremos também as graças do Espírito Santo” (L.Dehon, Pensamentos 8 maio).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

 4.º Mistério: Chamados a ser santos e irrepreensíveis.
“Longe de nos alhear dos homens, a nossa profissão dos conselhos evangélicos torna-nos mais solidários com a sua vida. Na nossa maneira de ser e de agir, pela participação na construção da cidade terrena e na edificação do Corpo de Cristo, devemos testemunhar eficazmente que é o Reino de Deus e a sua justiça que devem ser procurados antes de tudo e acima de tudo” (RV 38).
Contemplemos Maria elevada ao céu, “a Virgem gloriosa, levada pela força do seu amor, ganhando o seu lugar, o seu papel de Mãe de Deus e dos homens” ( L.Dehon, Pensamentos 15 agosto).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós  porque acreditastes! (bis)
                        O Senhor vos revestiu com as vestes da salvação,
                        Qual esposa adornada para as bodas do Cordeiro.

5.º Mistério: Participantes na missão da Igreja.
“No seguimento de Cristo, devemos viver em solidariedade efectiva com os homens. Sensíveis a tudo aquilo que, no mundo de hoje, constitui obstáculo ao amor do Senhor, queremos testemunhar que o esforço humano, para chegar à plenitude do Reino, tem de se purificar e transfigurar constantemente pela Cruz e Ressurreição de Cristo” (RV 29).
Pelas mãos de Maria, glorificada porque acreditou, façamos oblação das nossas vidas para vivermos unidos a Cristo enquanto esperamos a sua vinda gloriosa.
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

Por intercessão de Maria, Filha, Mãe e Esposa do mesmo Senhor, rezemos unidos a toda a Igreja:
Avé Maria... Jesus, o Primogénito de entre os mortos – Santa Maria...
Avé Maria... Jesus, o Mediador da nova Aliança... - Santa Maria...
Avé Maria... Jesus, Coração da humanidade e do mundo - ...Santa Maria...
Salve Rainha...
  
Oremos. Pai Santo, pela imolação de Cristo, teu Filho, gerado no seio da Virgem Maria, renovaste a vida do universo e restauraste o género humano: Unidos à Virgem, e com o seu amparo, entregamo-nos novamente a ti para que, com a nossa dedicação e o nosso serviço, o teu Filho ressuscitado seja reconhecido por todos coração da humanidade e do mundo.
Ámen.

Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós  porque acreditastes! (bis)
                        Em vós contemplamos a Igreja imaculada,
                        A nova Jerusalém, morada de Deus entre’os homens.

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
R/ Amen.

(Sem acordo ortográfico)
Seminário Nossa Senhora de Fátima – Alfragide, outubro 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário