domingo, 16 de outubro de 2016

Mistérios Dolorosos

Com Maria, unidos à Paixão de Cristo
Mistério(s) da dor
Textos da Regra de Vida SCJ
Pensamentos do Servo de Deus Leão Dehon

Deus, vinde em nosso auxílio.
     R/Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
     R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Aleluia!

A Rua da Amargura, o Largo das Dores, a Praça das Angústias, o Beco da Solidão, surgem em cada canto do nosso mundo, passam pelas nossas cidades, cortam os nossos bairros, atravessam as nossas vidas. E nós somos os eternos viandantes nessa espectacular peregrinação, mistério da dor, na esperança de, finalmente, alcançar a Cidade da Eterna Alegria, mistério da Redenção.
“Animando, assim, tudo o que somos, fazemos e sofremos pelo serviço do Evangelho, o nosso amor, pela participação da obra da reconciliação, cura a humanidade, reúne-a no corpo de Cristo e consagra-a para Glória e Alegria de Deus” (RV 25).
Rezando o terço, vamos lembrar o mar de sofrimento em que vive afogada tanta gente. E juntemos a esta prece a intenção de compreender que a nossa “vida reparadora será, por vezes, vivida na oferta dos sofrimentos suportados com paciência e abandono, mesmo na noite escura e na solidão, como eminente e misteriosa comunhão com os sofrimentos e a morte de Cristo pela redenção do mundo” (RV 24).

Cântico: Ao longo da tua vida, nunca sozinho estás
          Contigo pelo caminho Nossa Senhora vai.
         - Vai com os homens a caminhar, Nossa Senhora vai (bis)


1.º Mistério: Com(o) Maria, contemplemos a Cristo em Agonia até ao fim dos tempos.
“Alegro-me nos sofrimentos por vossa causa e completo na minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo pelo seu Corpo que é a Igreja” (Col 1,24).
“Que eu posso compreender cada vez melhor esta necessidade de morrer para produzir a vida!” (L.Dehon, Pensamentos 29 março).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

2.º Mistério: Com(o) Maria, contemplemos a Cristo flagelado, no seu despojamento
“Chegou a hora de ser glorificado o Filho do Homem.  Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a  vida perdê-la-á; e quem neste mundo aborrece a sua vida conservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12,23-25).
“Sem medo diante da cruz: ela é suave, um fardo leve  (Mt 11,30): Jesus leva a maior parte. Se a aceitarmos, ela será leve e suave, abundante de graças para nós, para os nossos irmãos e irmãs, para o mundo. Saibamos aproveitar dela generosamente” (L.Dehon, Pensamentos 6 abril).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

Cântico: Se pelo mundo os homens sem conhecer-se vão
          Não negues nunca a tua mão a quem contigo vai.
         - Vai com os homens a caminhar, Nossa Senhora vai (bis)

3.º Mistério: Com(o) Maria, contemplemos a Cristo Homem de dores, coroado de espinhos.
“Como os filhos participam do sangue e da carne, também Jesus participou das mesmas coisas, a fim de destruir pela sua morte aquele que tinha o império da morte, isto é o demónio, e libertou aqueles que, pelo temor da morte, estavam toda a vida sujeitos à escravidão. E porque Ele mesmo sofreu e foi tentado é que pode socorrer os que são tentados” (Heb 2,14-15.18).
“Jesus pede que façamos valer a sua cruz e nos unamos a Ele para a levar... Porque não levais mais facilmente a cruz do trabalho, da mortificação, a cruz da obediência, da humildade, da modéstia, a mesma cruz do sofrimento, se a Providência a coloca às nossas costas?” (L.Dehon, Pensamentos 9 março ).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

4.º Mistério: Com(o) Maria, contemplemos a Cristo, o Servo Sofredor caminhando para o Calvário.
“Na verdade, ele tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores! E nós o reputávamos como um castigado, como um homem ferido por Deus e humilhado. Mas foi castigado pelos nossos crimes, e esmagado pelas nossas iniquidades; o castigo que nos salva pesou sobre Ele, fomos curados nas Suas chagas (Is 53,4-5).
“Para cada um de nós, a cruz, o sacrifício é necessário. É a vida, a fonte de toda a graça e de todo o progresso... Levemos generosamente a cruz da paciência, do abandono, do sacrifício pela obra do Coração de Jesus” ( L.Dehon, Pensamentos 30 março).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

Cântico: Mesmo que alguns te digam que nada podes mudar
          Luta por um mundo novo, luta pela Verdade.
         - Vai com os homens a caminhar, Nossa Senhora vai (bis)

5.º Mistério: Com(o) Maria contemplemos a Cristo morrendo na Cruz para dar Vida.
“Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos buscam a sabedoria, nós pregamos a Cristo Crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Mas, para os eleitos, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder e a sabedoria de Deus” (1 Cor 1,22-24).
“É bem verdade que depois de nos ter amado durante toda a sua vida, Nosso Senhor manifestou o seu amor mais sensivelmente na sua Paixão. A Paixão é a obra capital do seu amor. Ele queria sofrer por nós porque nos amava. Este Coração amou-nos até à loucura, até se esgotar por nós. Deu-nos o seu Coração, não o retomou” ( L.Dehon, Pensamentos 4 abril).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

Unidos a todos os que sofrem, rezemos também por aqueles que fazem sofrer:
Avé Maria... Jesus, que aceitou plenamente a vontade do Pai – Santa Maria...
Avé Maria... Jesus, que por nós Se fez obediente até à morte e morte de Cruz - Santa Maria...
Avé Maria... Jesus, que continua a sofrer no seu corpo que é a Igreja - Santa Maria...
Salve Rainha...

Oremos. Ó Deus, Pai misericordioso, que na Tua infinita sabedoria fizeste da Cruz de Teu Filho o instrumento da nossa salvação, concede-nos a todos nós, teus filhos, não encontrarmos nela motivo de escândalo, mas que ela seja para nós ocasião de alegria e contínua libertação. Nós To pedimos por Nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação, e vive glorioso conTigo e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos.
Amen.

Cântico: Se parecer a teus olhos inútil caminhar
          Tu vais abrindo caminho que outros andarão.
         - Vai com os homens a caminhar, Nossa Senhora vai (bis)

(O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
R/ Amen.)


(Sem acordo ortográfico)
Seminário Nossa Senhora de Fátima – Alfragide, 2016-10-18

Mistérios Gloriosos

Com Maria, ao serviço do Reino
Mistério(s) da Glória
Textos da Regra de Vida SCJ
Pensamentos do Servo de Deus Leão Dehon

Deus, vinde em nosso auxílio.
          R/Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
          R/ Como era no princípio, agora e sempre. Ámen. Aleluia!

 “Maria, Mãe de Jesus, está intimamente associada à vida e à obra redentora de seu Filho. Mãe da Igreja, por sua intercessão materna, está presente junto daqueles que, empenhados numa missão apostólica, trabalham para a regeneração dos homens. Ela é a primeira entre os humildes e pobres do Senhor, que, confiantes, esperam e recebem a salvação de Deus. Pelo seu Ecce ancilla, ela é a perfeita imagem da nossa vida religiosa” (RV 85).
“Maria é a nossa medianeira, sempre unida a Cristo. Deu-nos Jesus, a fonte de todas as graças. É uma amiga para todos aqueles que o seu Filho visita, para todos aqueles por quem o seu filho se interessa: amiga benevolente, amiga que dá um bom conselho, amiga segura e fiel” (L.Dehon, Pensamentos 4 maio).

Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós  porque acreditastes! (bis)
                        Em João recebestes-nos como filhos:
                        Nós vos reconhecemos como nossa mãe e mãe da’Igreja.

1.º Mistério: Unidos à Virgem da Páscoa.
“Cristo rezou pelo advento do Reino, que já está em acção com a sua presença no meio de nós. Pela sua morte e ressurreição, abriu-nos ao dom do Espírito e à liberdade dos filhos de Deus. Ele é para nós o Primeiro e o Último, Aquele que vive. N’Ele foi criado o homem novo, à imagem de Deus, na justiça e na santidade verdadeiras” (RV 11-12).
Pelas mãos de Maria, a Virgem da Páscoa, ofereçamo-nos ao Pai para que Cristo, Alfa e Ómega da Criação, seja reconhecido Senhor e Coração da humanidade e do mundo.
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

2.º Mistério: Contemplando as coisas do alto.
“O mistério da Ascenção parecia pôr termo ao abaixamento amoroso do Filho de Deus. Ele desaparece dos nossos olhares, senta-se à direita do Pai. A Eucaristia continua a sua Incarnação, torna-O mais presente para nós em todos os pontos do espaço, a todo o coração que O ama e deseja a sua visita. O seu Coração está em toda a parte” (L.Dehon, Pensamentos 2 maio).
Pelas mãos de Maria, a contemplativa das realidades eternas, sejamos desapegados das coisas terrenas para saborearmos as coisas do alto. Renovemos o nosso propósito de nos unirmos a Cristo em todas as nossas acções.
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...
Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós porque acreditastes! (bis)
                        Vós perseverastes em oração com os Apóstolos no ceculo,
                        Esperando a vinda do Espírito Santo.

3.º Mistério: Animados pelo Espírito de Vida.
“É assim que entendemos a Reparação: como acolhimento do Espírito, como resposta ao amor de Cristo por nós, comunhão no seu amor ao Pai e cooperação na sua obra redentora no coração do mundo. É aí de facto, que, hoje, Cristo liberta os homens do pecado e restaura a união da humanidade. É também aí que ele nos chama a viver a nossa vocação reparadora, como estímulo do nosso apostolado” (RV 23).
“Depois da Ascensão de Jesus, Maria estava com os Apóstolos como seu guia e seu conselho. O Espírito Santo acabou de a enriquecer com os seus dons no Cenáculo. Irradiava dela como do seu lar sobre os Apóstolos. Por Ela obteremos também as graças do Espírito Santo” (L.Dehon, Pensamentos 8 maio).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

 4.º Mistério: Chamados a ser santos e irrepreensíveis.
“Longe de nos alhear dos homens, a nossa profissão dos conselhos evangélicos torna-nos mais solidários com a sua vida. Na nossa maneira de ser e de agir, pela participação na construção da cidade terrena e na edificação do Corpo de Cristo, devemos testemunhar eficazmente que é o Reino de Deus e a sua justiça que devem ser procurados antes de tudo e acima de tudo” (RV 38).
Contemplemos Maria elevada ao céu, “a Virgem gloriosa, levada pela força do seu amor, ganhando o seu lugar, o seu papel de Mãe de Deus e dos homens” ( L.Dehon, Pensamentos 15 agosto).
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós  porque acreditastes! (bis)
                        O Senhor vos revestiu com as vestes da salvação,
                        Qual esposa adornada para as bodas do Cordeiro.

5.º Mistério: Participantes na missão da Igreja.
“No seguimento de Cristo, devemos viver em solidariedade efectiva com os homens. Sensíveis a tudo aquilo que, no mundo de hoje, constitui obstáculo ao amor do Senhor, queremos testemunhar que o esforço humano, para chegar à plenitude do Reino, tem de se purificar e transfigurar constantemente pela Cruz e Ressurreição de Cristo” (RV 29).
Pelas mãos de Maria, glorificada porque acreditou, façamos oblação das nossas vidas para vivermos unidos a Cristo enquanto esperamos a sua vinda gloriosa.
- Pai nosso... 10 Avé Maria... Glória...

Por intercessão de Maria, Filha, Mãe e Esposa do mesmo Senhor, rezemos unidos a toda a Igreja:
Avé Maria... Jesus, o Primogénito de entre os mortos – Santa Maria...
Avé Maria... Jesus, o Mediador da nova Aliança... - Santa Maria...
Avé Maria... Jesus, Coração da humanidade e do mundo - ...Santa Maria...
Salve Rainha...
  
Oremos. Pai Santo, pela imolação de Cristo, teu Filho, gerado no seio da Virgem Maria, renovaste a vida do universo e restauraste o género humano: Unidos à Virgem, e com o seu amparo, entregamo-nos novamente a ti para que, com a nossa dedicação e o nosso serviço, o teu Filho ressuscitado seja reconhecido por todos coração da humanidade e do mundo.
Ámen.

Cântico    Virgem fiel, ó Santa Mãe de Deus!
                 Feliz de vós  porque acreditastes! (bis)
                        Em vós contemplamos a Igreja imaculada,
                        A nova Jerusalém, morada de Deus entre’os homens.

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
R/ Amen.

(Sem acordo ortográfico)
Seminário Nossa Senhora de Fátima – Alfragide, outubro 2016